Se a 1ª Marcha Para Jesus, realizada dia 13 de agosto do ano passado em Nanuque, obteve extraordinária repercussão no meio evangélico, a segunda versão do evento, confirmada para o dia 11, vai superar o êxito de 2011. Opinião é do vereador Juvenal Oliveira Santos (PSD).
“Eu convivo diariamente com famílias evangélicas, e todas elas estão demonstrando grande expectativa para a 2ª Marcha Para Jesus. É muito bonito nós presenciarmos a união de várias denominação religiosas em torno de um acontecimento dessa grandiosidade”, disse Juvenal.
O vereador completa: “Como cidadão, vereador e, principalmente, como cristão, procuro dar todo apoio ao evento, que tem grande importância como manifestação de fé, solidariedade e respeito aos princípios religiosos dos nanuquenses”.
A 2ª Marcha Para Jesus de Nanuque será no sábado, dia 11 de agosto, com início às 9 horas da manhã, na Avenida Santos Dumont, quarteirão entre as ruas Campanário e Itambacuri, Centro. A coordenação é do Conselho dos Ministros Evangélicos de Nanuque (Comen).
Este ano, a atração especial é a cantora Lauriete, consagrada no meio da música evangélica.
O CRESCIMENTO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS
Representantes das igrejas evangélicas calculam que hoje existem cerca de 60 milhões de evangélicos no Brasil, ou seja, uma nação dentro de outra nação. Para se ter uma ideia, é um contingente bem maior que a população da Argentina (aproximadamente 42 milhões de habitantes).
Evento internacional e interdenominacional
A Marcha para Jesus é um evento internacional e interdenominacional (ou seja, realizados conjuntamente por diversas denominações evangélicas) que ocorre anualmente em milhares de cidades do mundo.
A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987 na cidade de Londres, no Reino Unido, chamada de "City March". Três anos depois, a Marcha já havia se espalhado por 49 cidades em todo o Reino Unido e também em Belfast, capital da Irlanda do Norte, onde 6 mil católicos e protestsantes se reuniram. A estimativa foi de cerca de 200 mil religiosos participando do evento. A Marcha logo se expandiu para os demais continentes. No ano de 1993, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil.
A CANTORA LAURIETE
A grande atração desta 2ª Marcha Para Jesus será a cantora Lauriete, que possui uma bonita biografia de talento e amor a Deus.
Biografia
Desde os 05 anos de idade Lauriete já cantava na igreja e em eventos da escola onde estudava. De origem muito simples, ela e seus irmãos Levy e Áquila, começaram a trabalhar muito cedo para ajudar no sustento da casa.
Lauriete, com apenas oito anos de idade saía de casa todos os dias, depois da escola, em direção a um dos terminais de ônibus na grande Vitoria para vender balas, uma tarefa que ela se orgulha ao lembrar.“Aprendi bem cedo a trabalhar e agradeço a Deus por isso. O trabalho dignifica o homem...”
Nascida em lar cristão, aprendeu com a mãe, Dona Laurinete, a cantar alguns corinhos na igreja, mas como sempre gostou de desafios, mesmo ainda sem saber ler, queria cantar canções que fossem verdadeiras poesias, musicas com varias estrofes. Alem de cantar, ainda bem pequena tocava o seu violão por onde passava.Cantava e encantava a todos. Lauriete, com sua voz aguda, alcançava tons que era quase inacreditável, sem dizer da autoridade que tinha pra cantar mesmo com pouca idade. Sempre se destacou como uma criança inteligente e muito dedicada no que fazia.
Como uma boa aluna e com um grande interesse pelo esporte, Lauriete foi treinada por uma professora de ginástica rítmica na escola onde estudava e em suas horas vagas. Seu pai, Joaquim, não concordava nunca com a idéia de que sua filha pudesse ser uma ginasta. Durante 05 anos ela viajava para se apresentar e competir com outras ginastas, conquistando vitorias, troféus e muitas medalhas para sua escola a qualela representava.
Mais tarde surge um convite para que Lauriete fosse se apresentar em outro país, c om todas as despesas pagas. Seu pai, sem titubear, já que não queria mesmo que ela seguisse carreira, disse NÃO. Lauriete gostava de cantar, mas não queria ser uma cantora para ficar viajando, se apresentando em eventos, apesar dos vários convites que já havia recebido para gravar, mas para ela, cantar na igreja onde ela frequentava já era o suficiente.
Naquele mesmo ano, 1981, no mês de agosto, a igreja Assembléia de Deus em Santo Antonio, Vitoria, onde Lauriete e sua família congregavam, partiu com 03 ônibus, numa excursão para uma região serrana daquele Estado. Ao retornarem à capital capixaba, um dos ônibus caiu em um precipício de aproximadamente 150 m de altura, morrendo então 12 pessoas e muitos feridos e entre os feridos estavam Lauriete e seus pais. Seu pai, o mais machucado entre os sobreviventes, andou 02 anos de muletas e a vida daquela família simples ainda ficou mais difícil. Alguns meses após aquele acidente, uma senhora do RJ, que estava visitando a igreja em Vitoria, viu Lauriete cantar.
Ela então se aproximou, e sem saber que aquela menina estava no acidente, disse:: “Mocinha, Deus te livrou da morte porque ele tem algo tremendamente especial para a tua vida e isso vai acontecer daqui a um ano”.
Deus falava com Lauriete pela primeira vez a respeito do seu ministério. Em 1982, a promessa de Deus na vida de Lauriete começou a se cumprir. Gravou o seu 1º disco, sendo abençoada e abençoando a muitos. Hoje, com 27 CDs gravados, 04 DVDs e algumas premiações como discos de ouro e platina, Lauriete não se envaidece e diz: “Essas premiações aconteceram por causa da venda dos meus CDs, mas não canto só pra isso, pra vender, canto pra Deus, reconhecendo que Ele me fez para o seu louvor, então o meu melhor sempre vai ser pra Ele”.
Com um ministério impar, Lauriete comemora seus 30 anos de carreira e continua a mesma, dedicada, inspirada, mulher de Deus e uma grande levita do Senhor Jesus. Mãe de Julia Acsa, ela acredita que a filha possa seguir seus passos no ministério do louvor: “Não vou forçá-la nunca. Julia gosta muito de cantar, é super afinada, mas os caminhos dela são e serão sempre dirigidos por Deus. Cada ser humano tem que ter a sua experiência com Ele. Quero muito que ela seja uma levita na casa do Senhor, mas tem que partir do coração dela. Deus sabe o que faz”.
A deputada
Alem de cantora, Lauriete hoje é Deputada Federal pelo Estado do ES. “Aceitei esse desafio porque mesmo que a política esteja tão marginalizada e desacreditada no Brasil, eu ainda acredito que ela seja um instrumento para ajudar essa nação”. Lauriete é capixaba, continua morando em Vila Velha - ES, e é membro da Assembléia de Deus em Ibes na mesma cidade. “Minha vida é feita de grandes desafios e grandes vitorias; afinal, eu tenho um Deus que é muito grande!!!”